MANUAL PARA MODERADORES - NET SALAS

 

DÚVIDAS DOS PARTICIPANTES

Eventualmente, seus participantes podem ter dúvidas para participar de seus eventos. Veja as dúvidas abaixo e oriente-os.

>> PROBLEMAS COM ACESSO

Quando clico no link da página de acesso, aparece uma mensagem dizendo que a página não pode ser encontrada. O que eu faço?
Essa situação ocorre quando há desvio na rota de internet utilizada por sua operadora. Para resolver a situação, execute os seguintes procedimentos:
1. Limpe TODO o cachê de seu navegador (cookies, histórico etc);
2. Desligue o modem de internet da tomada;
3. Reinicie o computador;
4. ligue o modem de internet na tomada;
5. Tente acessar a sala virtual.

Quando clico no link para entrar na sala, fica parada em uma tela cinza e não abre a tela de identificação. O que eu faço?
Algumas empresas possuem um sistema rígido de acesso externo, dificutando o acesso à sala virtual. Nesse caso, será necessária a sua solicitação ao técnico da rede para que libere o acesso em seu computador.

Quando clico no link para entrar na sala, aparece uma mensagem dizendo que eu preciso instalar o Adobe Flash Player. O que eu faço?
Caso não tenha a última versão do Adobe Flash Player instalado em seu computador, aparecerá uma mensagem solicitando a instalação/atualização. Clique no link indicado e, após a instalação, reinicie o computador e entre na sala virtual.

Quais as portas utilizadas para o acesso à sala virtual?
As portas são 80, 1935 e 1936.

Minha empresa utiliza Proxy e não consigo entrar na sala. Como faço para acessar à sala virtual?
Solicite ao técnico da rede de sua empresa que libere o IP 199.116.252.193

Já segui todas as orientações e ainda assim não consigo entrar na sala virtual. O que eu faço?
Provavelmente seu IP está bloqueado por algum motivo. A alternativa é utilizar um software VPN - um sistema que busca novas rotas de internet quando encontra um bloqueio. Você pode busca no Google um dos softwares disponíveis para download ou instalar o navegador Opera e ativar a opção
"Habilitar VPN (Enable VPN)" disponibilizada em Configurações > Privacidade e Segurança.

Eu posso acessar de um dispositivo móvel?
Sim, basta que acesse normalmente a página da sala virtual. Uma mensagem aparecerá solicitando a instalação do aplicativo e o ID da sala (guarde este número, pois ele será solicitado para entrar na sala). Após a instalaçao, digite as informaçoes solicitadas e acompanhe o evento em seu dispositivo móvel.

>> OSCILAÇÕES NA CONEXÃO

Toda hora eu "caio" da sala. O que eu faço?
Antes de entrar na sala, é importante que TODOS os programas que utilizem internet estejam fechados. Mantenha, somente, a tela da sala virtual aberta.
Palestrantes não devem utilizar conexão sem fio, pois há muitas oscilações e elas prejudicam a transmissão das informações. Para participantes, somente se a oscilação for intensa - neste caso, peça para utilizarem uma conexão via cabo.

A imagem do palestrante não está sincronizada perfeitamente com o áudio. É normal?
Sim, pode acontecer, pois esta sincronia depende da velocidade da conexão de internet tanto do palestrante quanto do participante.

>> ÁUDIO E IMAGEM

Não consigo ouvir o palestrante. O que eu faço?
Verifique se seu participante está com o ícone de microfone ativo ao lado esquerdo do nome dele. Se não estiver, peça para que ele aperte o botão do microfone, localizado na parte inferior esquerda de sua tela. Caso esteja, peça que ele verifique se suas caixas de som estão ligadas e o volume está alto. Caso ele esteja utilizando fones de ouvido/headset, peça que verifique se foi conectado corretamente.

Não consigo visualizar a imagem do palestrante. O que eu faço?
Verifique se seu participante está com o ícone de web cam ativo ao lado esquerdo do nome dele. Se não estiver, peça para que ele aperte o botão da web cam, localizado na parte inferior esquerda de sua tela. Caso esteja, peça que ele verifique se a web cam está sendo utilizada em outro programa. Se sim, oriente-o ao fechar o programa, sair da tela e retornar em seguida.

O áudio do palestrante está falhando. O que eu faço?
Isso indica que a velocidade de conexão de seu participante está oscilando ou está muito baixa. Peça para que aguarde alguns segundos e verifique se normaliza. Caso contrário, peça para que saia da sala virtual, fechando a tela de seu navegador, e retorne em seguida. É importante que o participante mantenha fechado qualquer outro programa que utilize internet, durante sua participação em seu evento.

Já saí e retornei à sala, todos os progrmas estão fechados, porém o áudio continua "travando". O que eu faço?
Isso indica que a oscilação de conexão de seu participante está muito intensa. Peça para que desative a transmissão de vídeo do palestrante, clicando no ícone web cam localizado na parte inferior esquerda de sua tela.

<< voltar ao menu inicial